sábado, 30 de setembro de 2017

Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Já ouviu falar do conceito de Sala de Aula Invertida?

Assista ao vídeo abaixo para conhecer essa metodologia ativa de aprendizagem.





Flipped Classroom (FC) ou sala de aula invertida é um modelo que tem suas raízes no ensino híbrido. O ensino híbrido, também chamado de ensino misturado, combinado ou mesclado, é popularmente conhecido como blended learning ou b-learning, e teve seu conceito desenvolvido a partir de experiências e-learning abrangendo a aprendizagem baseada na web ou internet.

Para Andrea Ramal, diretora do GEN Educação “A metodologia tradicional deixa o aluno num papel passivo, simplesmente ouvindo as explicações do professor. Ao inverter esse modelo e fazer com que o aluno assista às aulas fora do ambiente da escola ou universidade, há um aumento na presença e participação em sala de aula”.

A aprendizagem invertida é entendida como uma abordagem pedagógica na qual a aula expositiva passa da dimensão da aprendizagem grupal para a dimensão da aprendizagem individual, transformando-se o espaço em sala de aula restante em um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo, no qual o facilitador guia os estudantes na aplicação dos conceitos. Há uma diferenciação entre os termos "sala de aula invertida" e "aprendizagem invertida", pois inverter a aula pode, mas não necessariamente, levar a uma prática de aprendizagem invertida. É provável que muitos professores já tenham invertido suas classes ao pedir aos alunos que lessem um texto ou assistissem a um vídeo, com materiais adicionais ou que, ainda, resolvessem problemas prévios antes da aula. No entanto, para se engajar na aprendizagem invertida, os professores devem incorporar quatro pilares fundamentais em sua prática, que são sintetizados na sigla ͞F-L-I-P.

A sala de aula invertida prevê o acesso ao conteúdo antes da aula pelos alunos e o uso dos primeiros minutos em sala para esclarecimento de dúvidas, de modo a sanar equívocos antes dos conceitos serem aplicados nas atividades práticas mais extensas no tempo de classe (BERGMANN e SAMS, 2016). Em classe, as atividades se concentram nas formas mais elevadas do trabalho cognitivo: aplicar, analisar, avaliar, criar, contando com o apoio de seus pares e professores.

Este ano, tive a oportunidade de estar presente no I FlipCon Brasil, na sede do Santander, na cidade de São Paulo, onde o próprio Jonathan Bergmann palestrou. Além de adquirir seu livro, foi possível trocar umas poucas palavras com ele!! Estava presente também Andrea Ramal, colunista do g1.com e diretora do GEN Educação.
Foto com Jonathan Bergmann e Andrea Ramal

Referências:
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.

SCHMITZ, E. X. S. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. (e-book). Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria (2016). Disponível em: http://coral.ufsm.br/ppgter/images/Elieser_Xisto_da_Silva_Schmitz_Disserta%C3%A7%C3%A3o_de_Mestrado.pdf. Acesso em: 30/09/2017

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