Assista ao vídeo abaixo para conhecer essa metodologia ativa de aprendizagem.
Flipped Classroom (FC) ou sala de aula invertida é um modelo que tem suas raízes no ensino híbrido. O ensino híbrido, também chamado de ensino misturado, combinado ou mesclado, é popularmente conhecido como blended learning ou b-learning, e teve seu conceito desenvolvido a partir de experiências e-learning abrangendo a aprendizagem baseada na web ou internet.
Para Andrea Ramal, diretora do GEN Educação “A metodologia tradicional deixa o aluno num papel passivo, simplesmente ouvindo as explicações do professor. Ao inverter esse modelo e fazer com que o aluno assista às aulas fora do ambiente da escola ou universidade, há um aumento na presença e participação em sala de aula”.

A sala de aula invertida prevê o acesso ao conteúdo antes da aula pelos alunos e o uso dos primeiros minutos em sala para esclarecimento de dúvidas, de modo a sanar equívocos antes dos conceitos serem aplicados nas atividades práticas mais extensas no tempo de classe (BERGMANN e SAMS, 2016). Em classe, as atividades se concentram nas formas mais elevadas do trabalho cognitivo: aplicar, analisar, avaliar, criar, contando com o apoio de seus pares e professores.
Este ano, tive a oportunidade de estar presente no I FlipCon Brasil, na sede do Santander, na cidade de São Paulo, onde o próprio Jonathan Bergmann palestrou. Além de adquirir seu livro, foi possível trocar umas poucas palavras com ele!! Estava presente também Andrea Ramal, colunista do g1.com e diretora do GEN Educação.
Foto com Jonathan Bergmann e Andrea Ramal
Referências:
BERGMANN, J.; SAMS, A. Sala de aula invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem. Rio de Janeiro: LTC, 2016.
SCHMITZ, E. X. S. Sala de aula invertida: uma abordagem para combinar metodologias ativas e engajar alunos no processo de ensino-aprendizagem. (e-book). Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Maria (2016). Disponível em: http://coral.ufsm.br/ppgter/images/Elieser_Xisto_da_Silva_Schmitz_Disserta%C3%A7%C3%A3o_de_Mestrado.pdf. Acesso em: 30/09/2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário